Em 2019, o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila se tornou o primeiro no estado de Pernambuco a obter o certificado do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), emitido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).
Mais do que uma premiação, esse título representa a culminação de um processo de qualificação e busca por excelência técnica. Essa busca existe desde a criação do Centro, há 40 anos, mas se intensificou nos últimos anos com o avanço da tecnologia na área de radiologia e diagnóstico por imagem.
Mas o que isso quer dizer para os pacientes?
Bem, em poucas palavras, quer dizer que a relação entre o paciente e o Centro acabou de ganhar uma camada extra de segurança e confiança.
Mas, para que isso aconteça de fato, é preciso entender o que é o PADI e como ele avalia as instituições de saúde que se candidatam à acreditação.
O que é o PADI, afinal?
Criado pelo CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem), o Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI) tem o objetivo de melhorar o nível técnico dos serviços de diagnóstico de imagem através da acreditação de instituições por todo o Brasil.
Para receber o certificado, é necessário passar por um sistema de avaliações criteriosas, minuciosas e imparciais. Aqui no Lucilo Ávila, depois de receber uma primeira avaliação da equipe do PADI, nós implementamos melhorias em todas as áreas da empresa para, enfim, receber a acreditação pelo Programa.
Segundo a própria CBR, “o PADI foi estruturado em cinco grandes áreas, levando em conta a estreita interação entre os processos. Cada uma delas apresenta a descrição de seu propósito, seus critérios e seus itens de orientação aplicáveis, de modo integrado.” As áreas são:
- Governança e Gestão
- Gestão da Qualidade
- Realização do Exame
- Apoio Diagnóstico
- Gestão da Infraestrutura, Radiação e Segurança
Saiba mais sobre os critérios de avaliação do PADI.
O que mudou?
Agora, todos os nossos exames são acreditados e os nossos pacientes podem confiar ainda mais na qualidade das nossas análises por imagem. Seguiremos prezando cada vez mais pela precisão da tecnologia e no valor do nosso maior bem: a vida humana.