O câncer de próstata é o segundo câncer em incidência entre os homens no mundo e a quinta causa de mortalidade por tumores malignos entre os homens.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quase 198 mil novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados no Brasil, até 2020. Desde que seja feito o diagnóstico precocemente, quando a doença está em estágio inicial, as chances de cura são superiores a 90%.
No Brasil, após o câncer de pele, o de próstata é o que apresenta maior incidência, porém, não é o único câncer a atingir os homens. É preciso ficar atento e cuidar da saúde de forma completa.
O câncer de pulmão também apresenta grande incidência entre os homens no Brasil. O tabagismo é fator de risco: 90% dos casos da doença ocorrem em fumantes. Por esse motivo, fumantes entre 55 e 74 anos que fizeram uso de pelo menos um maço por dia por 20 anos ou mais, devem realizar rastreamento da doença com Tomografia computadorizada com baixa dose de radiação – esse método apresentou comprovada redução da mortalidade. Entre os sintomas estão, entre outros, a tosse seca ou produtiva, com a presença de sangue, a perda de peso, o cansaço e a dor torácica.
O câncer de cólon muitas vezes não apresenta sintomas. Com o exame de colonoscopia, podem ser identificados adenomas antes que elas se transformem em câncer. Ou seja, com o rastreamento periódico e o diagnóstico precoce, é possível interromper o desenvolvimento da doença. A indicação é para realizar a colonoscopia a partir dos 50 anos.
Cuide da sua saúde agora e aumente suas chances de cura, em caso de uma eventual doença. Conte com o Lucilo Ávila para realizar seu check-up anual.